EMBAIXADORES DO REI 2016.

EMBAIXADORES DO REI 2016.
EMBAIXADORES DO REI

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O adeus de um Gigante

Partiu para a Eternidade, aos 95 anos de idade, pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da AD em Curitiba, às 8h20, do dia 24/02. Ele estava internado no Hospital Evangélico de Curitiba, desde janeiro, em coma induzido, após falência múltipla dos órgãos.
O corpo será velado a partir da tarde deste dia (24), no templo-central da AD em Curitiba. A cerimônia fúnebre ocorrerá no sábado (26), às 9h, e o corpo  sairá às 11h para o enterro, que acontecerá às 11h30 no Cemitério Jardim da Saudade, em Curitiba.
Pastor Pimentel estava em Curitiba desde 1962
Pastor Pimentel recebeu Jesus, foi batizado nas águas e também no Espírito Santo em 1932. Casou-se e teve 9 filhos. Líder conhecido e respeitado em todo o Brasil, nasceu em 8 de fevereiro de 1916, em Santa Tereza, na cidade de Valença (RJ). Era o quinto de nove irmãos.

Com 14 anos de idade, o adolescente José Pimentel de Carvalho, um dos maiores líderes da Assembléia de Deus no Brasil na atualidade, aceitou Jesus como Salvador em Santa Tereza, Valença, Rio de Janeiro, em 1930. Em outubro daquele mesmo ano foi batizado nas águas, na Fazenda Glória. Uma história de vida que confunde-se com a quase totalidade dos 100 anos das Assembléias de Deus no Brasil.
Sua primeira e singular pregação foi ministrada num culto realizado na fazenda, quando 15 pessoas foram batizadas no Espírito Santo. O jovem José, de calça curta e pés descalços começou a ler o Capítulo 25 do Livro de Mateus, pensando em lê-lo e dar por encerrada sua "trêmula pregação". Leu poucos versos e, ao olhar para a porta viu a chegada de diversos homens armados com foices e pedaços de pau, para acabarem com o culto, mandados pelo fazendeiro.
Continuou a leitura e o Espírito Santo começou agir batizando seis jovens que faziam um barulho daqueles como pentecostais antigos. Em seguida outro jovem foi batizado, caiu de joelhos falando em línguas estranhas, quando pegou um banco e sacudiu-o como se quisesse quebrá-lo. Partiu em direção àqueles homens armados, de joelho pelo corredor, falando em línguas e profetizando aos valentões que um a um se retiraram.
Ministério Eclesiastico.
Pastoreou as igrejas em Cordovil e Penha bairros da cidade do Rio,então congregações da AD de São Cristovão, em seguida, Cabuçu, em Itaboraí, interior do Rio de Janeiro e depois Curitiba.
Com 29 anos, no dia 18 de maio de 1945, foi consagrado ao ministério, na então famosa Escola Bíblica de Obreiros na AD em São Cristóvão, conhecido bairro carioca, pelos pastores Samuel Nyström e Cícero Canuto de Lima. Em seguida, passou a trabalhar, como auxiliar do missionário Nels Julius Nelson, antigo pastor-presidente da AD de São Cristóvão e um dos líderes-pioneiros das ADs no Brasil.
Quando pastoreava a AD na Penha (bairro da cidade do Rio), assumiu a igreja em Curitiba, após convite do pastor Agenor Alves de Oliveira. Isto ocorreu no dia 6 de março de 1962.
A AD em Curitiba contava com oito congregações, oito propriedades e aproximadamente 1,8 mil membros. Passados 17 anos, a igreja cresceu e passou a contar com 140 propriedades, 217 congregações e aproximadamente 23 mil membros. Em 2000, a igreja alcançava cerca de 70 mil membros.

Ensino da Palavra
Pastor Pimentel sempre esteve ligado ao ensino da Palavra de Deus. Em 1937, antes mesmo da organização oficial da CPAD, Pimentel já trabalhava rodando mimeógrafo nas primeiras instalações da editora.
Tempos depois, já como pastor, chefiou o Departamento de Escola Dominical da CPAD por oito anos e foi responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças.
Em 1973 lançou e comentou a Minha Revistinha para as crianças de 4 e 5 anos. Nas primeiras edições da revista A Seara (fora de circulação) lançada na década de 50, pastor Pimentel assinou a página Vida Infantil como Vovó Conselheiro.
Os hinos 541 (Calvário, Revelação de Amor) e o 620 (Na Jornada para o Céu), do hinário oficial das ADs a Harpa Cristã são de sua autoria.

Presidente da CGADB
Foi presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil por seis vezes: 1964-66, 1973-75, 1975-77, 1977, 1981-83 e 1985-87.
Também chegou a ser secretário da CGADB por 8 anos consecutivos. Ocupou a presidência da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Paraná (Cieadep) por décadas e ainda fundou o Instituto Bíblico da AD no Paraná e a Associação Educacional do Paraná.
Até quatro anos atrás, mesmo após seus 90 anos, ministrava na igreja o ensino da Palavra, todas as terças-feiras, nos cultos de doutrina e também dava aula como professor-titular de uma concorrida classe de Escola Dominical.
Eleição do novo líder
Dentro do período de 30 dias, o vice-presidente da igreja deverá convocar eleição para escolha do novo líder. Votarão todos os ministros (pastores e evangelistas) da mesma igreja.
Os principais concorrentes são pastores Wagner Gaby, atual vice; Douglas Scheffel, que por muitos anos fora o vice em Curitiba e atual pastor da congregação da AD no bairro Hauer, em Curitiba, e pastor Ival Teodoro da Silva, atual presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus do Estado do Paraná (Cieadep)  e líder da AD em São José dos Pinhais.

 Os veteranos estão indo descansar com o senhor, deixando um legado para os jovens obreiros que terão a responsabilidade de conduzir essa Grande Obra, atentemos para o perfil, para as qualidades e atitudes, que levaram esses homens a serem considerados, " Grandes Homens de Deus na terra"

abraço a todos e muita paz.
ABN SAN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela postagem volte sempre