EMBAIXADORES DO REI 2016.

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EMBAIXADORES DO REI

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lição 2ª= A ascensão de Cristo e a Promessa de sua Vinda.

Estamos estudando neste trimestre, lições que tratam da Eclesiologia [doutrina da Igreja], essa Doutrina só pode ser fundamentada e aceita, se crermos na ressurreição de Cristo e na promessa de sua vinda, que são Doutrinas que alicerçam o Cristianismo e o mantém vivo. Esses temas estão presentes em todo o contexto neotestamentário, alem de serem citados como profecia nos escritos do A.T.
O A.T sempre destacou A Vinda do Messias, como era chamada na visão judaica, essa vinda seria para restaurar novamente o Reino de Israel como nação, mas o sentido Bíblico era uma restauração espiritual e não física, para uma nação decaida diante de seu Deus.
Jesus tem o seu ministério dividido em três vinda na terra:
-Vinda Sorteriológica – A primeira vinda para pregar o Evangelho, ser Crucificado e se tornar o Salvador do mundo – João 3:16
-Vinda Escatológica – Jesus voltará em duas fases, na 1ª para buscar sua Igreja, na 2ª para salvar Israel e implantar o reino milenar - Atos 1:11

-Vinda Geo. Física – Jesus vira para julgar as nações, punir à besta, o anticristo, o falso profeta e seus seguidores. – Zacarias 14:1: 20 / Apocalipse 20:1: 15.

A ASCENSÃO DE CRISTO.
A importância da Ascensão é frequentemente ignorada. Temos celebrações especiais e feriados para comemorar o nascimento (natal), a morte (Sexta-feira da Paixão) e a ressurreição de Cristo (Domingo de Páscoa). A maioria, entretanto, faz pouca ou nenhuma menção da Ascensão. No entanto, a Ascensão é um evento importantissimo no processo da redenção. Marca o momento  mais elevado da exaltação de Cristo, antes do seu retorno ao céu. Foi na Ascensão que Cristo entrou na sua glória.
Temos dois exemplo de ascensão na Biblia,mas espicificamente no V.T, os casos de Elias e Enoque, a Biblia diz que eles foram tomados, transladados, ascederam ao céu, sem provar a morte, diferente de Jesus que morreu, ressucitou e depois foi assunto ao céu. A Biblia destaca que eles, foram envolvidos por uma nuvem  no caso de JESUS, e Elias em um redemoinho com carros de fogo, no caso de Enoque não temos menção Biblica, mas podemos usar a dedução exegetica, alguns teologos dizem que a nuvem que cobriu Jesus éra a Shekinah de Deus, no caso de Elias podemos até concordar e até aplicar tambem à tomada de Enoque para Deus, mas no caso de Cristo não é concebivel, visto que a Shekinah,que representa a Gloria de Deus, não estava na nuvem, mas éra o proprio Cristo Glorificado sendo recebino ao céu, a Gloria éra  e estava Nele.
Ascender significa “subir” ou “elevar”. Entretanto, quando o termo, ascensão, é usado com relação a Jesus, tem um significado  mais rico e específico. A ascensão de Jesus foi um evento único. Vai além de Enoque sendo levado diretamente para o céu ou a partida do profeta Elias numa carruagem de fogo, os dois são tipos da igreja e suas ascensão apontavam para o arrebatamneto dos santos na nova aliança, a de Cristo aponta para sua glorificação como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, ele foi foi para um lugar especial, com um objetivo definido, ascentar a Destra do Pai, para ser o nosso Sumo sacerdote diante de Deus, como Rei Ele governa soberanamente, como Sumo sacerdote Ele intercede por nós, advogando nossas causas, diante desta autoridade, Ele cumpre sua promessa, derramando do seu Espirito Santo, para que sua noiva não ficase orfão e sem consolo, tornando-a revestida de poder e autoridade espiritual, com isso Ele tornou-se Cabeça do corpo da igreja, sendo inseparaveis um do outro, dentro de uma aliança eterna, marcando o termino de sua missão vicaria e sua presença fisica na terra.

DATA DA ASCENSÃO.

A cronologia biblica diz que no nascimento de Cristo, reinava Herodes, o Grande, que reinou de 40a.C a 4d.C, morrendo Herodes, o Grande, assume em seu lugar Herodes,o Tretarca ou Antipas governador da Galileia que reinou do ano 4a.C até o ano 37d.C , esse termo é um titulo, indicando como a Palestina estava dividida em quatro parte, Judeia, Galileia, Samaria e Indumeia, Herodes era tretarca da Galileia, por isso Pilatos, prefeito da Judeia, não achando razão para condenar Jesus, o enviou para Herodes governador da Galileia, terra natal do condenado[Cristo], o qual tambem não achando motivo para condena-lo, envia-o devolta a Pilatos, Com isso podemos datar a ascensão ter ocorrido no ano 34d.C, de maneira geral, apesar das divirgensias cronologicas, essa data é a mais aceitavel.

lugar da ascensão.
Os dois texto que narram o acontecimento da subida de Cristo, são escritos por Lucas, apesar de outros escritores destacarem tambem:
-  1º - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou.E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. [Lc 24.50-52]
- 2º - Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. [At1. 12]
Cada relato possui detalhes que não constam do outro, sendo a versão de Atos mais completa, quando o evangelho destaca que, "os levou para Betânia", uma aldeia ao lado do monte das Oliveiras, entre três e quatro quilômetros de Jerusalém. Observe que o Evangelho não diz que Jesus ascendeu de Betânia, mas que foram levados "até lá", a melhor tradução é “para as vizinhanças de Betânia”, ambos os texto dizem que ela se deu fora de Jerusalém, ao leste do monte, em algum lugar do Monte das Oliveiras, lugar estimado pelo Mestre e seus discípulos, "Tudo no Evangelho de Lucas move-se em direção à ascensão, e tudo em Atos move-se a partir da ascensão"
TESTEMUNHAS OCULARES.
O relato Bíblico não define quantas pessoas estavam presentes no momento da ascensão, Lucas em At1. 15 falam de 120 pessoas na hora da descida do Espírito, já em I Co15. 6 Paulo diz que cerca de 500 irmãos virão o cristo ressurreto, diante do fato da igreja daqueles dias ter conhecimento, de que Jesus voltaria para o pai, acredito que nenhum dos que o viram estavam ausentes na hora de sua partida, todas as vezes que o Mestre falava de sua partida, causava desespero entre seus seguidores, o medo de perderem a presença física de Jesus, fazia com que eles se prendesse ao Mestre Amado, o acompanharam e o seguiram em todos os lugares,até sua ascensão, devido essas testemunhas e o relato Bíblico, fundamentamos nossa convicção na ressurreição e ascensão de cristo.
 Testemunhos oculares da Ressurreição e Ascensão:
-Madrugada do 1º dia, Domingo As mulheres visitam o sepulcro em Jerusalém. MT 28.1-10; Mc 16.1-8; Lc 24.1-11
-Sua aparição a Pedro Jerusalém. Lc 24:34 1Co 15:5
-Pedro e João Vêem o sepulcro vazio em Jerusalém. Lc 24.12; Jo 20.1-10
-JESUS aparece a Maria Madalena em Jerusalém. Mc 16,9-11; Jo 20.11-18
-JESUS aparece a outras mulheres em Jerusalém. MT 28.9-19
-O relato dos guardas sobre a ressurreição em Jerusalém. MT 28.11-15
-Domingo JESUS aparece a dois discípulos no caminho a Emaús. Mc 16.12-13; Lc 24.13.35
-JESUS aparece aos 10 discípulos, sem Tomé estar presente em Jerusalém. Lc 24.36-43; Jo 20.19-25; 1CO 15:5
-Uma Semana depois, JESUS aparece aos discípulos, com Tomé em Jerusalém. Mc 16:14-18; Jo 20.26-31
-Durante os 40 dias até a ascensão, JESUS aparece a sete discípulos no Mar Galiléia. MT 28:16-20; Jo 21.1-15
-A grande comissão MT 28.16-20; Mc 16.14-18; Lc 24.44-49
-Sua aparição aos quinhentos Galiléia 1CO 15:6
-Sua aparição a Tiago 1CO 15:7
-A Ascensão Monte das Oliveiras Mc 16.19-20; Lc 24.50-53; At. 1:4-9

A ascensão de Cristo ao Céu fortaleceu a doutrina sobre as duas promessas, uma Parecletológica, e outra Escatológica.
Promessa Parecletológica = Jesus prometeu não deixar sua Igreja órfã e sem consolo, Jo14. 16,18, a palavra Paracletos sig. Ser colocado ao lado, consolar, advogar, em Jo20. 22 Jesus soprou [pneuma] do seu Espírito sobre os discípulos, e eles receberam o Espírito Santo como Selo da Redenção [Ef 4.30], no pentecostes eles recebem uma dose a mais de Poder e Virtude, cumprindo se a profecia de Joel 2.28-29, o derramar do Espírito e seus Dons sobrenaturais, revestimento é o mesmo que; estar vestido com uma camisa, quando vestimos um terno por cima da camisa, está nos revestindo, por já estar vestido, no pentecostes a Igreja já estava vestida do Espírito, então ela é revestida de um Poder maior de autoridade e capacitação.
Promessa Escatológica = sempre que Jesus falava de sua partida, Ele consolava sua Igreja com a promessa de sua Vinda, temos mais de 1845 citações a respeito do assunto em toda Bíblia, só no N.T temos 318 referencias diretas, depois da Salvação, é o tema mais relevante da Bíblia, a grande vitamina que levou e continua levando a Igreja lutar contra o Pecado e fazer a vontade de Deus, obedecendo a sua Palavra, não é as promessas de bênçãos e vitoria terrestre ou matérias, mas o que faz a Igreja batalhar contra o mal, é a promessa de que um dia deixaremos essa terra, onde reina a maldade, a injustiça, a mentira e as desigualdades sociais, para estarmos eternamente no Céu de Gloria. Existem dois termos no greg. Que descreve e explica sobre esta promessa.
1º- Parousia = o termo é usado para descrever o resplendor da vinda de Cristo, o termo na sua etmo sig. A visita que um Rei faria a um determinado lugar ou cidade, a ida desse governante obrigava os cidadões do lugar a se prepararem devidamente para recebê-lo, e nada poderia sair errado, porque Ele viria com honra a uma visita oficial e solene. [I Ts4. 16]
2º-Harpagesometha = o termo descreve a ação de um ladrão [Mt24. 43], e também o ataque de uma águia sobre sua preza [Mt24. 27]. Esse termo mostra como se dará o arrebatamento da Igreja, ele é originário do termo harpazon que sig. Rapto, ai acontecerá como Jesus falou em Mt24. 36.
Olhando para essas duas promessas, a paraclétológica já se cumpriu no dia de pentecostes na vida dos quase 120 que estavam reunidos no Cenáculo, e continua se cumprindo na vida dos que buscam o Batismo com o Espírito Santo até hoje, tendo o falar em línguas estranhas [glossolalia] como evidencia.
A promessa da segunda Vinda de Cristo, em suas duas fases ainda acontecerá, na 1ª virá para nos buscar sua noiva, na 2ª virá conosco para restaurar e salvar Israel, e nós que temos lutado para sermos sal desta terra e luz deste mundo, aguardamos com paciência e esperança nosso Senhor, o dia e hora ninguém sabe, o necessário é estarmos vigiando e orando, para que não entremos em tentação, mas escapemos do mal, bom será se quando o Senhor voltar nos achar fazendo assim, os seus olhos procuram os fiéis da terra e os verdadeiros Adoradores, que o adoram em espírito e em verdade, quando isso acontecer então cessará todo planto e toda lagrima será enxugada de nossos rostos, e então viveremos de Gloria em Gloria.
Abraço a todos e muita paz.
ABN SAN.

domingo, 2 de janeiro de 2011

- PROGRAMAÇÃO DA 40ª AGO DA CGADB EM CUIABÁ-MT - Abril 2011

A inscrição de associados para participarem do evento será realizada no período de 01/12/2010, até as 18 horas do dia 12 de fevereiro de 2011.
A Mesa Diretora e o Presidente da CGADB, nos termos dos art. 39, I e II, e 40, II,do Estatuto Social, convocam a todos os associados adimplentes para a 40ª Assembléia Geral Ordinária, de 12 a 14 de abril de 2011, com abertura do culto solene no dia 12, terça-feira, 19:00 hs, e as plenárias com início às 09:00 hs do dia 13, no Templo Central da Assembléia de Deus de Cuiabá, situado à Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3.500, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá, MT, a fim de deliberarem sobre o seguinte temário:
1 – Posicionamento da CGADB quanto à nulidade ou anulabilidade do casamento, união estável e concubinato, e a revisão do posicionamento acerca do divórcio, com leitura de parecer elaborado pela Comissão Especial designada na última Assembléia Geral Ordinária;
2 – Ênfase aos princípios pentecostais, face à celebração do Centenário das Assembléias de Deus.
3 – Perigos que ameaçam as Assembléias de Deus no Brasil:
a) Mornidão;
b) Modismos neo-pentecostais;
c) Remoção dos marcos antigos;
d) Omissão dos valores eclesiásticos.
4 – Homologação de Convenções afiliadas e/ou julgamentos de recursos;
5 – Apreciar e deliberar sobre relatórios da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal, relativos ao período do mandato, conforme disposto no Art. 8º - III, do Regimento Interno.
Observações:
I- Cada sessão da Assembléia Geral funcionará no período das 9h00 às 12h00, e das 14h00 às 17h00;
II- A inscrição de associados para participarem do evento será realizada no período de 01/12/2010, até as 18 horas do dia 12 de fevereiro de 2011, na sede social na Avenida Vicente de Carvalho, n° 1083, Rio de Janeiro, ou pelos telefones:
21/3351-3054, 3351-3387 e 3351-5256 ou pelo site www.cgadb.org.br/inscrição, mediante o pagamento da taxa a seguir discriminada:
a) R$ 300,00 (trezentos reais), incluindo alimentação, hospedagem em instalações cedidas pelas igrejas locais, e a inscrição para o evento, podendo ser parcelada em até três vezes iguais e sucessivas, até 12 de fevereiro de 2011;
b) R$ 120,00 (cento e vinte reais), conforme Art 8º - § IV, do Estatuto Social, apenas a inscrição para o evento, podendo ser parcelado em até duas vezes, até a mesma data acima mencionada. As referidas taxas são irrestituíveis.
O valor deverá ser depositado no Banco Bradesco, Agência 26-4, Conta Corrente: 158.000-0, e confirmado mediante o envio do comprovante até a data acima aprazada;
c) A taxa de inscrição para presbíteros obedecerá ao mesmo critério de ministros;
d) A taxa de inscrição para esposas de pastores será de R$ 50,00 (cinquenta reais), sem alimentação e hospedagem;
III – O temário acima proposto e o horário de funcionamento das sessões poderão sofrer modificação, com a inclusão de assunto relevante a ser encaminhado pela Comissão de Temário, mediante publicação de edital suplementar posteriormente;
IV - As despesas de locomoção serão suportadas por cada associado.
Fonte: CGADB

sábado, 1 de janeiro de 2011

LOCAL DA PROXIMA CONVENÇÃO GERAL DA CGADB - Abril 2011

Novo Ano Traz Nova Esperança para a Alfabetização Bíblica.

Diante desta grande verdade e necessidade, quero compartilhar este pensamento enserido neste exelente texto, 2011 precisa ser o "Ano do Crescimento Espiritual Sadio e Equilibrado".

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mt22.29.


ano-novo-christian-post Enquanto todos estão esboçando resoluções para o Ano Novo, muitos Cristãos estão adotando planos para ler a Bíblia.
Isso seria uma boa solução dada por um estudo do Centro de Compromisso Bíblico, um braço do Back to the Bible (de volta à Bíblia), que encontrou os Cristãos simplesmente não lêem a Bíblia o suficiente. O Centro de estudo descobriu que apenas um terço dos americanos lêem a Bíblia a cada semana, e ainda menos, 13,9 por cento, lêem na maioria dos dias da semana. De acordo com o CIA World Factbook, 76,8 por cento da população dos EUA é cristã.
"A única coisa que nós encontramos através de todos os nossos estudos é que nada, nem pequeno grupo ou a atendência à Igreja, ajuda a pessoa a crescer espiritualmente como a Bíblia," disse Dr. Arnie Cole, CEO do Back to the Bible e diretor da Pesquisa e Desenvolvimento para o Centro de Compromisso Bíblico (Center of Bible Engagement), ao The Christian Post.
O Back to the Bible oferece vários planos de leitura da Bíblia, oferece leitura dos acontecimentos da Bíblia em ordem cronológica para a leitura do Antigo Testamento e Novo Testamento simultaneamente.
Cole disse que não é tão importante que plano de leitura da Bíblia ou que tradução da Bíblia a pessoa escolha, mas a frequência com que pretende envolver-se com a Bíblia a cada semana.
Os resultados mostraram que os Cristãos que lêem a Bíblia menos de quatro dias na semana são tão prováveis quanto aqueles que não lêem a Bíblia para ficar bêbado e fazer sexo fora do casamento.
Mas não aqueles que lêem as Escrituras, pelo menos, quatro vezes por semana têm menores taxas de comportamento imoral, mas também gastam menos tempo em tentação.
"O envolvimento com a Bíblia está recebendo o que a Bíblia tem a dizer, refletindo sobre ela e aplicando-a à sua vida diária," explicou Cole. "Isso torna a sua vida espiritual completamente diferente, porque você está tendo um relacionamento com Jesus Cristo."
Para os Cristãos que querem ler a Bíblia diariamente, mas talvez um curto tempo, o Centro de Engajamento Bíblico desenvolveu um site (www.mybibletool.com) que permite aos usuários receberem escritura de gravação de voz ou mensagens de texto. Eles também podem optar por receber versos personalizados de acordo com sua área de dificuldade, como o vício, sexo ou dinheiro.
"Nosso objetivo não é para você depender da ferramenta, mas para abrir o apetite para a leitura da Bíblia," disse Cole.
Dr. Denny Burk, diretor de Boyce College e professor de Novo Testamento no Seminário Teológico Batista do Sul em Louisville, Kentucky, disse que o analfabetismo bíblico está ligado ao declínio da pregação bíblica nas Igrejas.
Ele disse ao jornal The Christian Post que os pastores estão entregando mais meditações de devoção e mensagens de auto-ajuda do que explicando o que a Bíblia realmente diz
"Você tende a encontrar leitores da Bíblia menos sérios nas Igrejas onde há menos pregadores sérios da Bíblia. [Os Cristãos] não vêem que é modelado para eles no púlpito," disse Burk.
Burk disse que os planos de leitura da Bíblia ajudam a manter os Cristãos responsáveis por terminar a Bíblia em um ano.
Ele seguiu o calendário de Robert Murray M'Cheyne para leituras diárias no ano passado, que apontava para leituras diárias de diferentes seções da Bíblia.
Este ano, ele criou seu próprio plano (www.dennyburk.com), onde ele irá ler todos os livros da Bíblia em ordem canônica. O plano, segundo ele, ajuda a obter uma melhor imagem da escritura sem malabarismos de diferentes hisrórias de vários livros.
Sem a leitura da Bíblia, os Cristãos são incapazes de ter o contato divino que lhes permite ser "mudado e transformado pelo Espírito Santo, como Jesus se destina," disse Burk.
Para aqueles que não sabem por onde começar este ano, muitos Cristãos na blogosfera Bíblica recomendam o professor Grant Horner Reading System, no qual os leitores lêem dez capítulos por dia, um capítulo de cada uma das dez listas fornecidas.
Grant Horner, professor associado de Inglês no The Master's College na Califórnia, tem mais de 10 mil fãs no Facebook, que estão acompanhando o programa, mas ele estima que centenas de milhares de pessoas em todo o mundo estão usando o sistema.
"A melhor coisa sobre ele é que não tende a levar ao desânimo," disse ele. "Ela gira por vários livros e gêneros, não está vinculado às datas, é altamente adaptável, e alimenta a alma completamente."
Burk disse que a leitura da Bíblia toda não deve ser apenas uma resolução de Ano Novo para 2011, mas a cada ano.
Todo mundo, de acordo com Burke, consegue encontrar tempo para ler a Bíblia, não importa o quão ocupado eles dizem que são.
"Se você tem tempo para a televisão, então você tem tempo para a Bíblia," disse ele.

"Quanto mais lemos a Biblia, proximos ficamos de Deus e mais Sábios nos tornamos".
 The Christian Post.

 Abraço a todos e muita paz.
  ABN SAN.

Lição 1ª =ATOS –” A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA”.


Olhando para as dispensações na bíblia, encontramos três momentos bem distintos e  divididos, visando à atuação da Trindade. Nesta colocação vemos que:
O A.T é considerado a dispensação do Pai, onde vemos Deus atuando de forma direta.
Os trinta e três anos e meio de ministério de Cristo, é considerado a dispensação do filho, onde Ele atuou de forma direta, salvando, curando os enfermos e libertando os oprimidos do diabo.
Com a ascensão do filho e a descida do Espírito Santo, inicia-se a dispensação da igreja, da Graça e do Espírito.
No A.T quando vemos a expressão “o anjo do Senhor”, denota a manifestação do pai em forma corpórea, chamada “teofania”, [Theós, "Deus" e phaneroô, "aparecer"].
No ministério terreno de Cristo, vemos o Deus encarnado, se revelando e se relacionando com os homens, através do filho
No ministério do Espírito, Ele não se manifesta de forma teofanica e muito menos encarnado, Ele se apresenta na vida da igreja fundada por Cristo, na vida de cada crente. [1CO 6. 19]
Essa manifestação se destaca de duas maneiras:
1º- Ele se manifesta como “Selo da Redenção” [EF 4.30], quando nós aceitamos a Cristo de coração, recebemos a presença do Espírito imediatamente, através do arrependimento somos purificados [1 JO1.7], e nos tornamos moradia do Espírito.
2º- Ele se manifesta através do “Revestimento de poder” ou “batismo com Espírito Santo”, que tem como principal característica o ato de falar em línguas estranhas [greg. glossolalia], em seguida se manifesta nos Dons Espirituais.
Nesta segunda manifestação o crente já tem uma porção do Espírito, ao ser revestido a pessoa recebe uma dose dobrada do poder de Deus. [MT 3.11]
Quando Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo [JO 14.16], Ele disse que rogaria ao Pai, mas a vinda do Espírito Santo teria alguns objetivos e propósitos, sua descida não seria um ato de sorte para a igreja primitiva, mas sim a demonstração do cuidado de Cristo com sua noiva.
a)      E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para
Sempre [JO 14.16]; a ausência de Jesus traria perturbação espiritual, o Espírito supriria essa necessidade, por isso veio um da mesma Espécie.
b)     Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. [14.18], a ausência física de Jesus, deixaria os discípulos desprotegidos, sem seu protetor.
c)      Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito. [JO 14.26]
d)     E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. [lc24.49]
e)      Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. [At. 1.8]
f)       E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. [MT 3.11]
Poderíamos citar aqui outros textos bíblicos que demonstra a ação do Espírito, e o motivo de sua presença na vida da igreja edificada pelo Senhor Jesus. [MT 16.18]

A Encarnação do Filho de Deus, sua liderança conquistada e não imposta, sua dedicação em ensinar aos seus discípulos de forma carinhosa e intrépida, fazia com que todas as vezes que Ele falava de seu sofrimento, morte e de sua partida despertava um sentimento de medo, de perda, de desamparo, no coração dos discípulos.
Quando Jesus é levado para o templo, depois da traição de Judas para ser julgado, a Bíblia relata que todos os que lhe prometeram lealdade até a morte, o desampararam, abandonaram o Mestre amado, nenhum dos doze que andou com Ele, tiveram a coragem para serem testemunhas em sua defesa, João que era o mais próximo, agora o seque de longe, Pedro que sempre estava pronto pra morrer ou matar por Ele, agora o nega por três vezes, antes que o galo cante.

Quando Ele estava crucificado, ninguém se preocupou com seu sepultamento, Deus usou a aqueles que não andaram com Ele [Nicodemos e José de Arimateia], ninguém tinha uma sepultura, Ele foi enterrado com os ricos.
Sua fisionomia se transfigura, devido os açoites, torturas e espancamentos, Ele fica irreconhecível, a ultima imagem gravada na mente de seus seguidores era a cena do calvário, os dois discípulos no caminho para Emaús, caminharam com Ele por mais de 12 km, mas não o reconheceram, o ecossistema da terra geme, os fieis seguidores choram sua morte.

Ao narração Biblica de 1CO 15.6, fazendo concordância com Atos 1, denota que cerca de 500 irmãos estavam na hora que Jesus começa subir ao céu, depois de 40 dias ressurreto, o texto bíblico deixa claro que uma inquietação toma conta dos presentes, derrepente aparecem dois varões de branco para confortam os seguidores do senhor, confirmando a promessa de sua volta.
A bíblia registra que ao saírem Dalí eles foram para o templo, juntamente com os doze esperar a promessa da decida do Espírito Santo, conta-nos o escritor Lucas que quando a promessa se cumpriu, apenas 120 pessoas perseveraram unanimemente em oração por cerca de 10 dias, isso nos leva a entender que, 380 das 500 pessoas, desmoronaram na fé e na esperança do pentecostes.

Ainda que a maioria desanimasse, vemos que em todos os tempos Deus pode contar com o “Remanescente Fiel” [Ml3. 18], foi por causa da minoria que perseverou que Deus através do seu Espírito, pode levar sua Palavra até os confins da terra.
        
 Lucas como um escritor habilidoso, um historiador consciente e um teólogo inspirado, é chamado por vários nomes, “medico amado” [Cl4. 14], “cooperador” [Fm24], amigo indiretamente [ll Tm4. 11], a obra literária de Lucas é uma das mais clássicas da Bíblia, usando o gr. Koinê, ele coloca requintes eruditos em sua obra, escrevendo e finalizando sua segunda obra, entre os anos 61-63 a.C. Lucas escreve sua obra para seu amigo Teófilo “amigo de Deus”, um dos grandes pensadores da época, com o objetivo de evangelizá-lo e provar que os “Nazarenos” ou os seguidores do“ Caminho”, como eram chamados os fiéis a Jesus, não eram uma Seita, mas a Igreja de Deus na terra.

 Atos dos Apóstolos [gr.prakseis Apostolon], apesar do tema, o livro não narra os feitos de todos os apóstolos, se dividi em duas grandes partes:
- Os doze primeiros cap. é dedicado a Pedro.[ o apostolo dos judeus]
- Dos cap.13 a 28 mostra a conversão de Paulo e as viagens missionárias do apóstolo dos gentios.

Chamado por mim de “O Evangelho do Espírito Santo”, o livro relata os dias finais do Cristo Ressurreto, dando ênfase ao inicio da chama pentecostal, ao avanço do evangelho, saindo do judaísmo para o mundo gentílico, relatando a missão do Espírito Santo na vida da igreja e seu papel diante da sociedade daqueles dias difíceis de persequisão. Conforme já observado, o próprio Lucas foi testemunha ocular de grande parte do que escreveu, em suas viagens, ele contatou concristãos que participaram de certos eventos descritos ou os observaram. Por exemplo, João Marcos podia contar-lhe o miraculoso livramento de Pedro da prisão (At 12:12), ao passo que os eventos descritos nos capítulos 6 e 8 poderiam ter sido relatados pelo missionário Filipe, e Paulo, naturalmente, como testemunha ocular e "pai na fé" de Lucas seu médico particular, podia suprir muitos pormenores dos eventos ocorridos quando Lucas não estava com ele. .O livro abrange um período de aproximadamente 28 anos, desde a ascensão de Jesus em 33 a.C até o fim do segundo ano da prisão de Paulo em Roma, por volta de 61 a.C. Durante este período, quatro imperadores romanos governaram em seqüência: Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Visto que relata eventos decorridos no segundo ano da prisão de Paulo em Roma, não poderia ter sido concluído antes disso. Se o relato tivesse sido escrito mais tarde, seria razoável esperar que Lucas fornecesse mais informações sobre Paulo; se escrito depois do ano 64 a.C, certamente teria mencionado a violenta perseguição movida por Nero, que começou então; e, se escrito depois de 70 a.C, como alguns argumentam,  registraria a destruição de Jerusalém.

Nesta 1ª lição serão destacados dois eventos precedentes ao “Pentecostes”, a despedida de Cristo da terra e a escolha de Matias para preencher a vacância deixada por Judas Iscariotes, ao trair o Mestre Amado.
No 1º Lucas fortalece a testemunho da ressurreição e a promessa do “Revestimento de Poder” pelo Espírito Santo.
No 2º ficam claro que a igreja primitiva era dirigida pelo Espírito, com isso os arranjos, as amizades, os presentinhos e bajulações, não eram características necessárias para ser um obreiro, Matias foi escolhido pelo Senhor e reconhecido pelos apóstolos.

Logo após o Espírito é derramado sobre os quase 120 que estavam reunidos no Cenáculo, ouviu-se a “Glossolalia” na boca dos santos de Deus, como línguas repartidas de fogo e cada um falava conforme o Espírito Santo lhes concedia, este fato será o tema da 2ª lição deste trimestre, mas adiante vamos ver a chama pentecostal mudando a vida da igreja, a igreja que esteve negligente, escondida, que tinha abandonado seu Mestre, agora começa por toda Jerusalém, Judéia, Samaria e chegam até os confins da terra levando a Palavra com Poder e Ousadia.

Em poucos dias a comunidade Cristã já agregava mais de cinco mil almas, fruto de duas pregações, a persequisão, o martírio de Estevão, as viagens missionárias de Paulo, associados à Doutrina dos Apóstolos, a Comunhão, O partir do Pão e as Orações, foram os pontos fortes e a marca registrada da igreja primitiva, que tinha apenas um objetivo; “A Salvação das Almas para o Reino de Deus” e a “A comunhão dos Santos” como comunidade social.

Abraço a todos e Boa Aula na Paz do Senhor.
ABN SAN.                                                   


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

GOVERNO IRRACIONAL, TORNA OS PRINCIPIOS CRISTÃOS IRRACIONAIS.


Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. PV 29:2

A Bíblia destaca, que toda alma esta debaixo de uma autoridade, e com isso deve se sujeitar a ela, isso até o momento em que essas regras, não venham trazer prejuízos ao nosso relacionamento com nosso Deus.
Em meio a essas avalanches de leis que estão a cada dia sufocando a liberdade cristã, amordaçando a boca do justo e calando a voz das verdades absolutas.
Onde o anormal, quer fazer o normal, onde a incoerência quer fazer a coerência, se tornar o oposto daquilo que a própria palavra se define, o errado querendo superar o certo, o normal, e o coerente.
O Salmista pergunta; Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?[Sl11. 3]
Quando se destaca a maior potencia mundial, no caso E.U. A [Estados Unidos da America], e vemos as políticas publicas defendida pelo governo de Barak Obama, olhamos com um olhar pessimista ao notar o seu interesse em deixar de lado as verdades absolutas da bíblia, quando se diz ser um cristão, e a busca pela defesa da família passa a ser ignorada, ele com um chefe de estado e pai de família, tem deixado a desejar.
Ao final de seu mandato, Barak Obama, pode até ser criticado por não cumprir algumas promessas de campanha, mas não por sua agenda liberal.
Seus dois primeiros dias de mandatos foram marcados por assinaturas de leis que autoriza o financiamento, com dinheiro do governo federal, de ONGs pró-aborto em todo o mundo, logo em seguida, Obama assinou autorização para liberação das verbas que Bush havia negado para pesquisa com células-tronco embrionárias nos EUA. Isso em menos de dois meses de mandato, para tentar justificar sua decisão, afirmou que seu governo seria diferente do anterior, na área social, seu governo “tomará decisões baseado em fatos, não em ideologias”. Sendo a sua decisão puramente ideológica, ele se contradiz.
Por ultimo acabamos de ver mais uma diferença entre Bush e Obama, o presidente Obama promulgou nesta quarta-feira [22/12] uma lei histórica que permite aos homossexuais servir livremente no exército americano, pondo fim a uma proibição em vigor há 17 anos, durante cerimônia, em Washington Obama declarou, “O país precisa de vocês, o país os chama e seremos honrados de acolhê-los nas fileiras do melhor exército que o mundo conheceu", dirigindo-se aos compatriotas homossexuais, antes de rubricar o texto de lei aprovado no final de semana passada pelo Senado, após longas negociações.
O projeto passou na Câmara Alta com 65 votos contra 31, anulando um texto polêmico de 1993 que proibia aos soldados americanos ostentar sua homossexualidade. Oito republicanos votaram a favor, apesar da forte oposição da liderança do partido.
A lei chamada "Don't ask, Don’t tell" (Não pergunte, não fale) obrigava gays e lésbicas do exército calar sua orientação sexual sob pena de serem demitidos. Sua anulação era uma das principais promessas eleitorais de Barak Obama.
Como cristão temos um pensamento estritamente Bíblico, e puramente humanitário. Nunca desejaríamos fatalidades, prejuízos e desgraça para vida de ninguém, a Bíblia nos ensina que devemos amar nosso semelhante de igual modo como nos amamos, a Bíblia define o verdadeiro Cristão como aquele que da à sua vida, e não os que tiram a vide de outrem.
Temos tendado através do dialogo, do debate, declarar nossas ideologias sobre aquilo que entendemos ser o melhor, para o nosso contexto social-religioso, e ao notar essa força negativa tentando de todas as formas destruírem os conceitos estabelecidos por Deus através da Palavra, como o melhor e mais sadio, o mais correto para se estabelecer dentro de uma sociedade, é de entristecer e choca-nos ver atitudes como essas de nossos governantes, em todos os termos da terra.
Presidente do Chile promete apoio para projeto de lei homossexualista de “igualdade”, O presidente chileno Sebastián Piñera deu uma promessa pessoal ao movimento homossexual do Chile de aprovar uma lei para estabelecer a “igualdade de todos os casais”, de acordo com o Movimento de Integração e Liberação Homossexual (Movilh) num comunicado à imprensa postado em seu site.
 O presidente do Brasil Luiz Lula da Silva , aprovou centenas de milhões de dólares para a propaganda homossexual, bem como um novo órgão governamental para promover a agenda gay.
Além disso, o governo Lula começou a distribuir “kits” para crianças entre as idades de sete e 12 anos, projetados para incentivá-las a aceitar a homossexualidade. Conforme a imprensa, os kits incluem um DVD com uma estória sobre um rapaz de catorze anos que vai ao banheiro, e fica sexualmente excitado enquanto observa outro estudante urinar perto dele.
O Secretário-geral da ONU pede mais respeito pelos “direitos” gays e transgêneros. Falando no aniversário de 62 anos em que a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) na sexta-feira, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu o fim das leis que criminalizam a homossexualidade e exigiu maior respeito por “direitos” homossexuais e transgêneros.
“Hoje, muitas nações têm modernas constituições que garantem direitos e liberdades essenciais. Mas a homossexualidade é considerada crime em mais de 70 países”, disse o dirigente da ONU. “Isso não está certo”.
A DUDH, disse ele, “não é chamada de a declaração ‘parcial’ de direitos humanos. Não é a declaração ‘às vezes’ de direitos humanos. É a declaração universal, garantindo a todos os seres humanos seus direitos humanos básicos — sem exceção”
Susan Rice, embaixadora dos EUA na ONU, expressou revolta com uma recente votação numa comissão da Assembléia Geral que excluiu menções à “orientação sexual” de uma medida condenando assassinatos extrajudiciais de pessoas vulneráveis no mundo.
“O que isso realmente significa é que a agenda homossexual não só é uma moda, mas também se tornou normal na sociedade”, continuou ele. “O que estão tratando não é simplesmente acabar com e pena de morte e a criminalização da homossexualidade… Querem colocar a agenda homossexual em pé de igualdade, e ate mesmo acima, da liberdade religiosa”
O que estamos vendo são pessoas lutando em favor da imoralidade, do abandono aos princípios Cristãos, desvalorizando a família, deixando de lado a Ética e todos os conceitos de moralidade.
Quando a Bíblia orienta e se posiciona de forma contraria a pratica do relacionamento de pessoas do mesmo sexo, querem chamá-la de homofóbica, mas o que é homofobia ou ser homofóbico? Segundo a Wikipédia:
O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".
Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregada, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é ter medo de quem gosta do igual.
Argumento Contrario.
Alguns estudiosos da língua argumentam que o termo aponta de forma errônea para um motivo específico, fobia (medo irracional), tendo sido o seu sentido modificado para se referir à discriminação da homossexualidade, o que pode não ser o caso. No entanto numa situação similar a palavra xenofobia passou a ser utilizada coloquialmente para qualquer preconceito contra estrangeiros, extravasando assim o seu significado original.
Algumas pessoas preferem classificar o comportamento homofóbico apenas como o "repúdio da sociedade em relação a pessoas que se auto-excluem" ou "desajustamento social por busca do prazer individual" justificando assim a exclusão social das pessoas homossexuais pelo fato de serem diferentes da suposta norma. Outras não consideram homofobia o repúdio à relação homoerótica, alegando que a relação heteroerótica também pode causar repulsa aos homossexuais, justificando a sua discriminação pela discriminação da outra "classe". Há ainda o repúdio por motivos religiosos aos atos homossexuais, mas não necessariamente se manifestando de forma direta contra as pessoas homossexuais.  Entretanto, ativistas e defensores das causas LGBT em geral indicam que atitudes similares foram utilizadas no passado para justificar a xenofobia, o racismo e a escravidão.
Outras pessoas criticam o uso e abuso correntes do termo "homofobia", sugerindo que tal palavra poderia ser utilizada de maneira pejorativa e acusatória para designar qualquer discordância ou oposição à homossexualidade, ou, mais especificamente, a alguns pontos defendidos pelos movimentos LGBT. Muitos destes críticos fundamentam sua oposição em argumentos religiosos cristãos, considerando que a heterossexualidade seria única forma de sexualidade abençoada por Deus.
Quando olhamos para o criacionismo, fica explícito que Deus ao criar os seres humanos; Racionais e Irracionais, Ele os criou seres sexuais, divididos em duas classes; Masculino e Feminino [macho e fêmea, Gn1. 27 – 7.9]
De que maneira se identifica o sexo? Através dos membros sexuais existente no homem e na mulher, Os órgãos sexuais são, em biologia, os órgãos diretamente envolvidos na reprodução e que fazem parte do aparelho reprodutor, [pênis – vagina], com isso vemos que na criação não à espaço para homossexualismo e lesbianismo, por não nascer ninguém homo ou lesbica, ou nasce homem [com pênis] ou nasce mulher [com vagina], com isso essas praticas são claramente de cunho comportamental, e não esta ligada a D.N. A ou ao GENE.
Quando colocamos nossa posição contraria sobre a PL122-O6, não estamos nos colocando como inimigos dos simpatizantes das praticas homossexuais, o que desejamos é não perder nossos direitos estabelecidos por nossa constituição, o Direito de Criticar e de ser Criticado, de Não aceitar e também Não Ser Aceito.
Assim como não queremos ser obrigados a aceitar o que achamos errado e nos incomoda, de maneira alguma queremos tirar os direitos de quem quer e deseja ter um relacionamento com uma pessoa do seu mesmo Sexo.
Se uma pessoa gosta de beijar, de se relacionar sexualmente com outra pessoa do mesmo sexo, problema de quem tem esse gosto, se querer Casar com uma pessoa do mesmo sexo é legal pra alguém, é gosto dele, respeitamos seu direito.
O que não queremos é ser punidos por ser contrario a esse relacionamento, o que não queremos é ser obrigados a abrir a porta de nossa Casa, Igreja, Empresa, ambiente de trabalho, para essas atitudes que ferem e constrange nosso caráter, nossa personalidade e pratica de vida, por isso temos buscado o dialogo e o debate.
Quantas vezes saíamos pelas ruas da minha cidade para pregar o evangelho exclussinamente para homossexuais, ao ouvirem a pregação da Palavra, aquelas pessoas começavam a chorar e lamentar sua situação, pregando sobre o Amor de Deus pela sua criatura, via aquelas pessoas consciente que aquela situação não era o melhor para elas, mesmo reconhecendo o peso de consciência, elas choravam, pediam oração, mas não tinham força para abandonar a situação vivida.
Que possamos orar a Deus, para que Ele traga essas vidas ao seu estado natural, e na oportunidade que tivermos manifestemos nosso amor a suas almas, pregando a Palavra que pode trazer a elas a verdadeira Paz e Felicidade.

Abraço a todos e muita Paz.
ABN SAN.